Resumo da operação:
A presente intervenção pretende requalificar e funcionalizar o espaço público no centro da cidade, em frente ao Centro de Negócios e Serviços e Espaço Empresa do Fundão denominado por Praça Amália. O grande condicionante do espaço é que qualquer que seja a função irá sempre acumular com a realização do mercado semanal, à segunda-feira, onde toda a área da praça Amália é ocupada bem como todo o espaço público envolvente.
Na atual dinâmica da cidade este espaço já foi apropriado como parque de estacionamento. Foi assim entendimento do executivo municipal, ir ao encontro desta tendência, dignificando este lugar, que só por si melhora a qualidade do espaço urbano da cidade. A carência de estacionamento no centro da cidade, fronteira com a sua zona antiga foi outra das razões que reforçou esta proposta de intervenção.
Para além da criação de mais lugares de estacionamento, a proposta versa também uma componente de eficiência energética, alicerçada no projeto Route25, que se concretiza na instalação de tecnologia LED, em que as próprias luminárias integram os postos de carregamento elétrico. Também está associado a este sistema o serviço de monitorização dos lugares de estacionamento.
Esta intervenção estende-se até ao espaço envolvente do atual octógono, e numa atitude similar dignifica todo o espaço público e cria uma bolsa de estacionamento organizada.